A gigante chinesa CGN Brazil Energy assinou na última terça-feira, 30 de maio, um memorando de entendimento com a Quinto Energy para a implantação de um mega complexo de energia eólica e solar, no sertão da Bahia, com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala.

Na mesma cerimônia ocorreu a inauguração do Complexo Eólico Tanque Novo, segundo maior projeto da CGN no Brasil, cujo investimento foi de R$ 1,15 bilhão. A parceria com a Quinto, que visa a implantação de parques eólicos e solares com capacidade instalada de 14GW, sinaliza a expansão da CGN no Brasil. De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brazil Energy, André Martini, a empresa vinha estudando alguns projetos de hidrogênio e amônia e considerou o da Quinto um dos projetos mais consistentes no mercado.

O CEO da Quinto, Rafael Cavalcanti destacou a potência da parceria, há uma sinergia muito grande com a CGN, que vê o potencial da Bahia para produção de hidrogênio verde em larga escala. Segundo o executivo, a Bahia é o futuro dos combustíveis renováveis. O portfólio da Quinto tem cinco complexos híbridos com capacidade instalada de 14 GW. Todo o projeto foi desenvolvido de forma estratégica para viabilizar o escoamento da produção energética para a planta de H2V, com o objetivo de torná-lo com preço de mercado mais competitivo.